Playlist

domingo, 6 de março de 2016

Integrando as TIC'S nas Aulas de Língua Portuguesa

Sabe-se que é preciso que o professor se conscientize e se aprimore para que a utilização das mídias se torne algo pedagogicamente útil. A ação docente precisa contemplar o uso dos diversos recursos midiáticos disponíveis possibilitando um processo que tenha como essência esse diálogo entre o pedagógico e o tecnológico.
A partir de experiências práticas, segue uma listagem de cinco conteúdos que podem ser desenvolvidos e trabalhados integrando as Tic’s de maneira simples e prazerosa nas aulas de língua portuguesa.


Conteúdo I - Gênero Mensagem, E-mail.
Trabalhar o gênero Mensagem e E-mail por meio do computador e também do celular. Executar uma aula prática evidenciando as principais diferenças no uso dos dois mecanismos, além de enfatizar sobre as características linguísticas e estruturais a que se refere o e-mail e a mensagem eletrônica. Trabalhar interlocutores, vocativo, texto, despedida - caracterizado pela mensagem propriamente dita.
Mostrar que quanto à linguagem, esta varia de acordo com o grau de intimidade dos interlocutores envolvidos, podendo haver até redução de termos, representada pelas “inevitáveis” abreviações e a semelhança a outros gêneros, tais como: o bilhete, memorando e carta.

Conteúdo II – Trabalhar Variação Linguística.
Trabalhar Variação Linguística através das canções de Luiz Gonzaga – O ABC do Sertão e Asa Branca – além de refletir sobre o preconceito com as diversas manifestações de linguagem.  Produzir uma aula usando os recursos midiáticos Datashow e caixas de som para que eles possam ouvir e visualizar as variações linguísticas.  Ainda, pedir uma pesquisa sobre outras musicas que apresentem variações linguísticas, cada aluno traria a musica em seu próprio celular para ser socializada com a turma e debatido os aspectos da variação linguística encontrado.
 
Conteúdo III: Gênero HQ’s
Com o auxilio da internet e do Datashow fazer a projeção de vídeos de história em quadrinhos, além de projetar as histórias em revistas para serem evidenciadas as Onomatopeias, as Metáforas visuais (Figuras cinéticas: produzem uma sensação de movimento), os Balões, os Quadro ou vinhetas.

Conteúdo IV: Linguagem Verbal e Não-Verbal
Por meio do Datashow fazer demonstrações e explicações sobre a Linguagem Verbal e Não-Verbal. Solicitar uma pesquisa em que os alunos façam registros fotográficos (pelo celular ou câmara digital) das linguagens verbais e não-verbais existentes nas proximidades de suas residências ou bairros pelos quais circulam, socializar com a turma na aula seguinte.

Conteúdo V: Gênero Entrevista

Evidenciar juntamente aos alunos os aspectos que incidem nas diferenças entre as modalidades de entrevista oral e escrita, bem como suas principais funções.  Exibir na sala vídeos (curtos) com vários tipos de entrevistas. Em seguida propor aos alunos que se organizem em grupos para fazerem uma entrevista com personalidade/autoridade da comunidade local, seguindo uma temática pré-estabelecida e as particularidades de cada modalidade e função da entrevista. A entrevista deve ser registrada por meio de vídeo para que possa ser socializada na turma. Dependendo da temática, pode-se fazer um documentário com a reunião dos vídeos e fazer a exibição para toda a comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário